06 junho, 2006

Especulações sobre possível Final da Copa

Hoje, na hora do almoço, uma notícia sobre a Copa me chamou a atenção na rádio e, logo em seguida, a jornalisata finalizava dizendo: "Parreira pode ser bom técnico, mas não bom em Matemática".
Chegando à escola resolvi propor um desafio de início de aula à turma 802:
Diante deste comentário, estaria certo ou errado o técnico da selação brasileira?


Para Parreira, entre todos os adversários do Brasil na Copa o que merece atenção especial é a Argentina. “Acho que a Argentina está numa situação muito boa, falam muito pouco dela. É protagonista e
com certeza é uma das favoritas ao título”, disse o treinador, lembrando que a final dos sonhos, entre Brasil e Argentina, é impossível de acontecer.


De início a turma aceitou sem questionar a possibilidade. Em seguida, sugeri que usássemos nosso "acervo" sobre a Copa, pesquisando na tabela de jogos quais as possibilidades reais, aproveitando para falar um pouco sobre probabilidade.
A conclusão foi breve e unânime: Existe sim a possibilidade dessas duas seleções rivais se enfrentarem em 9 de julho.




1 Comments:

At 10:35 AM, Blogger Gládis Leal dos Santos said...

Prof. Naira,

Obrogada pela visita ao nosso Blog Colaborativo Copa 2006. Estamos muito felizes com a participação das escolas. Deixamos aqui o convite para que seus alunos também participem de nosso blog com comentários, sugestões, perguntas e pesquisas.
Parabéns pela iniciativa de trabalhar em matemática também um blog sobre a Copa.

Prof. Gládis
CAIC Mariano Costa
Joinville, SC

http://copamundo.blogspot.com

 

Postar um comentário

<< Home